3 motivos para empreender enquanto ainda é jovem

06.02.2017 Idealize

Por que esperar se formar, ser mais velho ou passar num concurso público para poder empreender? Esqueça isso e empreenda agora mesmo, enquanto ainda é jovem.

Várias pessoas me perguntam sobre as vantagens e desvantagens em empreender enquanto ainda é jovem; tema, inclusive de uma das palestras que ministro sobre empreendedorismo. E, em entrevista à Rádio CBN João Pessoa, acabei entrando um pouco nesse assunto (você pode ouvir na íntegra aqui).

Por isso, decidi ressaltar 3 motivos principais para empreender enquanto ainda somos jovens:

1. Correr mais riscos

Tecnicamente não estamos presos à nada. A maioria de nós não é casado, não tem filhos e não tem um emprego fixo de longo tempo que possa perder. Isso nos dá mais liberdade para arriscar mais sem ter outras pessoas dependendo da gente ou ficar com receio de trocar o certo por algo duvidoso. E se por acaso o negócio der errado por conta de algum problema, temos o resto da vida para conseguir consertar as coisas e pagar qualquer tipo de dívida que possamos ter contraído.

2. Ter energia extra

Fato que pessoas mais novas tem uma energia quase que ilimitada (seja por hormônios ou pela própria condição de saúde mesmo). Essa energia nos ajuda a darmos muito mais do que os nossos 100% para conseguir fazer o que precisa ser feito. Está certo que isso deve ser temporário, afinal não queremos ter problemas de saúde nem nada do tipo. Mas precisamos admitir que o fato de conseguirmos dormir menos que o normal algumas vezes dá um ajudinha na gestão inicial a empresa.

3. Aprender com mais facilidade

Obviamente que não sabemos de tudo né (ninguém sabe). E comparado com as gerações mais velhas, temos pouquíssimo tempo de experiência vivida para poder lidar com diversas situações do dia-a-dia. No entanto, somos perfeitos para aprender coisas novas. Quanto mais novo, mais fácil o aprendizado. Não é à toa que atletas começam desde cedo a se preparar nos esportes e somos incentivados a fazer curso de línguas desde crianças. Temos que usar isso à nosso favor e aproveitar esse momento para aprendermos o máximo de coisas que pudermos.

E você? Sabe de algum outro benefício que facilita na hora de empreender, simplesmente por ser jovem? Conta aí nos comentários. Ah! E se quiser começar a empreender, o escritório do Tot Coworking está aberto para você poder dar o pontapé inicial dando aquela economizada.

Jorge Wanderley