7 dicas para começar a semana com mais produtividade

12.12.2016 Idealize

Enquanto para uns a Segunda-Feira é temida, para outros – como eu – é um dia bastante empolgante. Isso porque começa mais um capítulo com 5 seções para podermos construir alguma coisa. Tá certo que sou uma pessoa que se empolga facilmente com as coisas. Mas uma coisa temos que concordar: começar bem a semana impacta diretamente todo o resto dela.

Fui aprendendo com o tempo, descobrindo o que me deixava mais motivado e me inspirava a fazer o meu trabalho melhor.

Óbvio que nunca foi fácil estabelecer uma rotina para começar a semana. Isso foi algo que fui aprendendo com o tempo, descobrindo o que me deixava mais motivado e me inspirava a fazer o meu trabalho melhor.

Pensando nisso, perguntei nas redes sociais o que as pessoas gostam de fazer para começar a semana bem produtiva e montei uma lista com 7 dicas para vocês:

1. Usar o método GTD

Método de organização pessoal, o GTD (Getting Things Done) foi criado por David Allen, e tem como base reduzir o estresse por meio da organização das tarefas do dia-a-dia. Uma das dicas que Allen apresenta em seu livro “A arte de fazer acontecer” é a Regra dos 5min: se a tarefa dá pra ser feita em 5min, faça; senão der, defina um prazo para ser feito. Vale à pena a leitura para aprender a organizar melhor as atividades. (Confira também nossa lista com 5 livros para empreendedores criativos).

2. Organizar as tarefas da semana

Já percebeu que temos o costume de passar a semana trabalhando e planejando (em paralelo) nossa programação do fim de semana? Por que, então, não temos o costume de fazer isso para planejar nossa programação da semana? Gosto sempre de começar a Segunda-Feira com minha agenda semi estruturada para a semana toda. “Semi” porque ao longo da semana sempre surgem novos compromissos e tarefas. Mas ter um norte é fundamental para conseguir terminar cada dia sendo produtivo.

3. Correr de manhã cedo

Todos sabemos que praticar uma atividade física ajuda, e muito, a relaxarmos mais. A corrida é uma ótima alternativa para quem precisa ter uma rotina menos sedentária, mas não tem tanto tempo assim para se exercitar. Além de ser barato, você pode correr praticamente em qualquer lugar – mesmo se estiver viajando, e ainda melhora a qualidade do sono, ansiedade e tensão. Recentemente publiquei em meu blog um texto falando sobre como estabelecer uma rotina de atividades físicas mudou meu desempenho no trabalho, confere aqui.

4. Dormir bem no final de semana

Uma boa noite se sono sempre vai bem, independente de qualquer coisa. Ter um período regular de sono é fundamental para que o organismo possa relaxar e realmente acordar descansado. Descubra a quantidade ideal de sono para o seu corpo e tente manter uma rotina diária para respeitar isso. E se juntar essa dica com a corrida diária seu desempenho vai ser melhor ainda.

5. Ouvir uma playlist de músicas no Spotify

Hoje em dia a coisa mais normal é ouvirmos música enquanto trabalhamos (pelo menos aqui no escritório é super comum). Ter uma playlist pra começar a semana é muito bom para dar aquele “up” no trabalho. E como somos bem legais, criamos uma playlist no Spotify para animar sua semana. Confere nossa playlist “I love Monday” aqui embaixo e segue a gente lá no Spotify.

6. Boa alimentação

De nada adiantar ter uma boa noite de sono e praticar atividades físicas se você não mantiver uma boa alimentação. Tente manter uma alimentação equilibrada e comer menos besteiras. Se possível vá a um nutricionista para conseguir elaborar uma dieta correta adaptada para o seu organismo. Parece simples, mas isso faz uma enorme diferença.

7. Meditar

Ter um momento para reflexão ajuda muita gente a colocar as coisas em dia e relaxar mais. Tire alguns minutos do seu dia pra isso e você vai perceber que seu dia vai ficar bem mais leve.

Essa foram algumas dicas que vários amigos compartilharam comigo nas redes sociais. E você? O que faz para deixar sua semana mais produtiva? Conta pra gente nos comentários. 😉

Jorge Wanderley