Como arrasar na vida usando Excel

29.04.2017 Carreira, Desenvolva

Amado por muitos, o Excel é, sem sombra de dúvida, uma das ferramentas mais utilizadas no meio empresarial e acadêmico (dá uma olhada também no nosso post sobre como escolher uma boa ferramenta de TI para seu negócio). São inúmeras as formas de se usar esse software dependendo da sua necessidade e criatividade.

Como sabemos que o Excel é extremamente útil, decidimos chamar duas pessoas feras no assunto para ministrarem o curso “Como arrasar na vida usando Excel” no Tot Lab – novo projeto do Tot Coworking com diversos cursos, workshops e palestras bem legais. Convidamos os professores: Victor Galvão e Amanda Farias, para um bate-papo aqui com a gente para esclarecer algumas dúvidas sobre a ferramenta e como ela pode ser aproveitada por todos. Confere aí!

Jorge Wanderley: Para o pessoal conhecer melhor vocês, o que vocês fazem e como o Excel entrou na vida vocês?

Victor Galvão: Bom, eu sou engenheiro civil formado pela UFPB e o Excel tem sido um aliado sempre presente no desenvolvimento do curso. Meu primeiro contato com a ferramenta aconteceu em meados de julho de 2012, quando entrei para um projeto de iniciação científica na área de modelagem hidrológica. Meu orientador foi quem me ensinou muita coisa e me fez despertar para o potencial do Excel. Desde então, não larguei mais o software, que se fez presente no dia-a-dia do curso e foi fundamental para a realização de muitos projetos, sobretudo na reta final, no caso das disciplinas de projeto e orçamentação e durante o meu TCC.

Amanda Farias: Eu estou no último semestre do curso de engenharia ambiental. Foi graças à graduação, em projetos de iniciação científica, que o Excel entrou na minha vida. Sim, digo na minha vida porque não há o que eu não planeje usando essa ferramenta. Excel se tornou uma dependência, quase um vício (risos).

Amamos compartilhar o que aprendemos. (Victor Galvão)

JW: A gente sabe que o Excel é uma ferramenta bem completa e que existem várias formas de usar ela no dia-a-dia, na faculdade ou na empresa. Vocês poderiam citar alguns exemplos?

VG: Ah, sem dúvida. O Excel é extremamente útil sempre que se tem uma tarefa iterativa (reptitiva), o que ocorre muito nas engenharias. Por exemplo, no desenvolvimento de projetos pude confeccionar uma planilha de dimensionamento de redes de esgoto que facilitou bastante o cálculo dos quase 150 trechos da rede. O Excel também é prático para lidar com problemas menores, do dia-a-dia empresarial, pois apresenta as ferramentas certas para a confecção desde o fluxo de caixa da empresa à gestão de pessoas, de modo rápido e eficiente. Com o software em mãos, é possível controlar e medir os indicadores da empresa, facilitar a geração de relatórios e permitir que se faça uma análise precisa de como a empresa está caminhando.

AF: Excel é uma ferramenta de gestão, ela pode ser adaptada para gerir qualquer tipo de informação. Quando eu digo “qualquer” é porque realmente não há limites: cronograma de atividades, checklist de viagens, orçamento financeiro pessoal, dimensionamento de sistema de esgoto e drenagem urbana, análise crítica de custos/benefícios de seu negócio, otimização de produção da empresa, organizações de caravanas, enfim… uma infinidade de utilidades.

JW: Muitas pessoas ficam com receio de tentar aprender o Excel porque acham que é complexo demais. É isso mesmo ou as coisas não são tão complicadas assim?

VG: Não são complicadas, não! Na verdade o Excel é bastante fácil de trabalhar e praticamente todo mundo já teve algum nível de contato com a ferramenta. E, por ser tão conhecido, embora não profundamente, basta você aprender um pouco mais da ferramenta que geralmente já é o suficiente para impressionar. “Nossa, não sabia que dava pra fazer isso ou aquilo no Excel!”. E te garanto, não é difícil; você não necessita de conhecimento de programação para resolver os problemas do dia-a-dia com o Excel e ainda pode economizar deixando de utilizar certos aplicativos específicos para usar o software que já vem instalado no seu computador. A ferramenta não apenas impressiona, mas literalmente permite resolver muitos problemas.

AF: Qualquer novidade tecnológica requer atenção para manuseio, com o Excel não é diferente. Mas à medida que você começa a visualizar a praticidade e obter os resultados, é natural aumentar a curiosidade em descobrir o mundo de soluções que o Excel oferece. Como são muitos botões e funções, algumas pessoas se sentem meio perdidas inicialmente, mas com uma boa orientação sobre os recursos básicos é possível explorar os demais facilmente.

Nossa proposta é levar problemas reais, para que à medida que passarmos o conteúdo teórico (essencial) façamos exercícios práticos. (Amanda Farias)

JW: E esse curso que vocês vão realizar lá no Tot Lab, como vai ser a dinâmica e o que as pessoas podem esperar?

VG: Então, o nosso curso no Tot Lab tem a proposta de ser realmente prático. Cerca de 40% das 16 horas-aula serão recheadas com exercícios e, mesmo durante as explicações, o fato de termos dois ministrantes nos permitirá ter a máxima atenção possível com todos os alunos. Nós também amamos compartilhar o que aprendemos, o que tornará a experiência bastante prazerosa. Minha motivação pessoal é que você realmente conclua o curso radiante com tudo o que aprendeu; que seu horizonte se amplie, no que tange à usar o Excel no seu dia-a-dia; e que você se sinta motivado e esteja capacitado a caminhar com as próprias pernas na aventura de explorar todo o potencial que o Excel tem para oferecer, trazendo soluções criativas e únicas para as suas necessidades.

AF: Normalmente, os cursos oferecidos no mercado têm um caráter mais teórico. Nossa proposta é levar problemas reais, para que à medida que passarmos o conteúdo teórico (essencial) façamos exercícios práticos. Então a cada novo conhecimento, uma atividade. Porque quem entende: conhece; quem pratica: faz acontecer!

Agora que você já sabe como o Excel pode ajudar você, participe conosco nos dias 06 e 13/05 do workshop Como arrasar na vida usando Excel e aprenda as principais funcionalidades da ferramenta para seu dia-a-dia.

Para dar um empurrãozinho, estamos oferecendo um desconto exclusivo de 20% para sua inscrição. Faça sua inscrição abaixo com o código vem20excel e garanta sua vaga no nosso workshop. 😀

Clique aqui para maiores informações.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Jorge Wanderley