Como a colaboração tem me ajudado nos negócios

30.01.2017 Desenvolva

Sabe aquela concorrência que parece uma briga, ao modelo Pepsi X Coca-Cola, ou Apple X Samsung? Pois bem, elas estão com os dias contados. Estamos em 2017 e as coisas estão caminhando para um formato de mercado bem diferente.

Uma das coisas que me conquistou no mercado em que atuo é a colaboração entre os profissionais. Venho de uma área onde o mercado é considerado um mar de tubarões querendo se matar, e você precisa estar com os olhos bem abertos o tempo todo. Os livros de Administração ressaltam o tempo todo sobre isso e acaba que entramos no mercado já com a faca na boca (quase isso).

As pessoas e empresas tem como se desenvolverem se estiverem atuando em conjunto.

Quando conheci o modelo de coworking e sua filosofia baseada toda na colaboração, mostrando que as pessoas e empresas tem como se desenvolverem se estiverem atuando em conjunto, fiquei encantado. Saber que as coisas podem acontecer no mercado sem necessariamente um querer derrubar o outro é incrível.

Poucos sabem, mas na época que montei o Tot eu não visitei (pessoalmente) nenhum espaço de coworking. Todo o conhecimento que adquiri para estruturar a empresa foi com a troca de informações e experiências com outros founders de espaços de coworking. Algumas reuniões por skype aqui e uns envios de emails acolá foram fundamentais em todo o processo de criação do negócio.

Para alguns isso pode parecer utópico demais. Mas a questão que muita gente confunde é que você não vai abrir sua empresa por completo para o mercado, você simplesmente vai estender a mão dentro dos seus limites para ajudar outros negócios, e de quebra também será ajudado por alguém da mesma forma.

Já perdi a conta de quantas pessoas me ajudaram ao longo dos 4 anos de empresa e quantas pessoas eu pude ajudar também. São desde ações simples como o tipo de internet que um escritório usa ou opinião sobre um novo projeto, a até o modelo de organograma de RH ou o sistema de gestão que se utiliza. Tudo isso é colaborar.

Estamos em uma nova era onde a colaboração e o compartilhamento estão ganhando cada vez mais espaço no mercado econômico.

Esqueça isso de fazer tudo sozinho e busque ajuda de pessoas que possam acrescentar mais na sua carreira ou negócio. E compartilhe o seu conhecimento com outras pessoas. Com a colaboração nós não estamos ajudando somente aquela pessoa, mas toda uma economia que uma hora ou outra também irá nos beneficiar. Mas isso é consequência da ação e não o fim.

Foto: Encontro Coworking Brasil 2016.

Jorge Wanderley