Como empreender com pouco dinheiro

15.12.2017 Idealize

Muita gente pensa que para empreender é preciso ter um alto investimento. Mas na verdade existem algumas formas de começar um negócio com pouco dinheiro.

As diferenças básicas da pessoa que tem um capital financeiro maior para empreender daquela que não tem estão: na facilidade em ter resultados mais rápidos e no fôlego para aguentar as dificuldades financeiras do início do negócio por um pouco mais de tempo.

Não é o dinheiro que faz a diferença para se ter um negócio de sucesso. É o conjunto de diversas variáveis como: a sua energia, o planejamento e a proposta de valor.

Apesar disso, existem algumas dicas bem legais para quem quer começar a empreender e não tem tem lá aquela grana toda.

1. Use suas habilidades.

A primeira dica que ajuda muito quem está começando a empreender é tentar oferecer alguma solução em algo que você tem habilidade.

Como você não tem muito dinheiro para investir em capacitação profissional e estudos mais técnicos para o seu negócio, foque em usar o que você já sabe. Fica bem mais fácil visualizar os problemas que podem surgir, e você não vai estar pisando em um terreno totalmente desconhecido para empreender.

2. Evite negócios que precisem de muita estrutura física.

Um dos grandes gastos que se tem em um negócio é com a infraestrutura da empresa: sala, mobiliário, equipamentos e despesas de manutenção; por isso o Home Office acaba sendo uma ótima opção.

Deixe para gastar dinheiro quando precisar atender o cliente em alguma sala de reunião para dar um profissionalismo ao seu trabalho, ou se você, realmente, não estiver a fim de trabalhar em casa. Existem vários espaços de coworking pelo Brasil que cobram por hora ou por turno e aí você consegue economizar uma despesa enorme no fim do mês.

3. Dê prioridade a negócios do ramo de serviços.

Querer começar a empreender vendendo produtos pode ser um pouco pesado. Você vai precisar ter dinheiro para possuir um estoque de produtos e matérias-primas, fora que corre o risco de não conseguir vender e ficar com produtos encalhados.

Empresas de serviço acabam sendo bem mais econômicas porque você vai estar usando como principal matéria-prima o seu conhecimento.

Isso não quer dizer que você não está gastando dinheiro, afinal você fez teve que pagar pela sua educação ao longo dos anos com a faculdade e cursos independentes. Mas quer dizer que você não vai precisar tirar esse dinheiro do bolso enquanto desenvolve o seu negócio, porque você já investiu ele antes.

O que faz um negócio ter sucesso?

Independente do montante de dinheiro que você tiver, não é isso que faz a diferença para se ter um negócio de sucesso. É todo o conjunto de fatores como: atitudes do empreendedor, estratégias definidas, proposta de valor oferecida e até a comunicação feita.

Construa seu negócio com um bom planejamento e muito foco no motivo pelo qual você está trabalhando que mesmo com pouco dinheiro você vai conseguir ter uma empresa com mais chances de sucesso.

Jorge Wanderley