Como escolher uma boa solução de TI para sua empresa

23.01.2017 Idealize

No dia-a-dia da empresa, há quem ama desenvolver as próprias planilhas no Excel; mas também tem aquelas pessoas que não tem paciência para o programa da Microsoft e prefira contratar sistemas de gestão para automatizar suas atividades. O fato é que ter uma solução de TI é quase que regra nos dias de hoje. Mas, como escolher uma boa solução de TI?

Você nunca vai encontrar uma boa solução de TI se não tiver uma gestão administrativa minimamente estruturada.

Essa é uma pergunta que me fiz quando comecei a desenvolver o Tot. No início você fica perdido com tantas soluções existentes no mercado. É sistema que automatiza a emissão de NFe, que controla o fluxo de caixa, que envia email marketing, que organiza a base de clientes e fornecedores ou que controla as tarefas que precisam ser feitas.

Sempre pesquisei muito antes de escolher uma a outra solução. Mas uma coisa que percebi com o tempo é que você nunca vai encontrar uma boa solução de TI se não tiver uma gestão administrativa minimamente estruturada. É preciso entender como o seu negócio funciona (ou irá funcionar, no caso de estar iniciando um negócio) para poder encontrar um sistema que te atenda.

Não iluda-se pensando que vai encontrar “a solução de TI” que resolverá todos os seus problemas. Você pode contratar o melhor sistema, mas a gestão da sua empresa não for organizada, irá só atrapalhar ainda mais o seu trabalho.

Lembra do post anterior que falei sobre a importância em ter os processo padronizados? Pois bem, isso ajuda muito na hora de definir o seu sistema de gestão. Quando você sabe o funcionamento dos processos da sua empresa, você terá uma gestão organizada, logo vai ficar mais fácil identificar o tipo de ferramenta necessária para ajudar no seu dia-a-dia.

Como disse no início do texto, são várias as soluções de TI que você vai encontrar por aí. Mas antes de comprar algum deles, organize sua gestão, e invista tempo pesquisando e testando cada um. Em outro post posso falar sobre alguns dos sistemas que usamos aqui no Tot e podem ajudar vocês também. Até mais!

Jorge Wanderley