Dicas para o engajamento nas redes sociais

03.10.2016 Desenvolva

Estamos numa era onde a comunicação digital tem tanta, ou até mais, força que as tradicionais mídias físicas. São inúmeras as redes sociais que surgem o tempo todo para facilitar o diálogo entre as pessoas. De WhatsApp a Facebook, Instagram a Snapchat, essas mídias servem não só para o dia-a-dia das pessoas, mas também, para o dia-a-dia das empresas. O bom uso delas pode transformar consideravelmente a sua forma de interação com os clientes, parceiros e fornecedores.

Um erro que muitas empresas cometem é estar presente em todas as redes sociais sem nem saber o motivo de estar lá.

Cada empresa possui uma necessidade diferente de comunicação. Tudo vai depender do objetivo que se tem e do público pretende atender. Alguns exemplos de objetivos são:

  • SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor);
  • Prospecção de novos clientes;
  • Relacionamento com os atuais clientes e fornecedores;
  • Fortalecimento da imagem da empresa;
  • Compartilhamento de informações.

 

A partir do seu objetivo, encontre as redes sociais que mais se encaixam nele e que possui o seu público, para a partir daí começar a planejar suas ações.

Relevância nas Redes Sociais

O segredo para se ter um bom desempenho nas redes sociais está no tipo de conteúdo que você compartilha e na frequência em que isso ocorre. Ninguém gosta de um bombardeio de informações o tempo todo na sua timeline, mas também postar uma vez por semana pode ser que você seja esquecido pelos seguidores. A frequência vai depender, novamente, do seu objetivo e do meio de comunicação que utilizará.

Cada rede social tem a sua própria forma de atualização e você deve adaptar o seu conteúdo e informação para esse meio.

Por exemplo:

No Twitter você não pode postar apenas uma vez ao dia. A própria rede social exige uma atualização mais constante dentro das 24h diárias. Já no Instagram as coisas mudam. Ninguém gosta de receber no mesmo dia 10 fotos de um mesmo perfil.

Cada rede social tem a sua própria forma de atualização e você deve adaptar o seu conteúdo e informação para esse meio. O mesmo conteúdo não pode ser apresentado da mesma forma em todas as redes sociais.

Recentemente, rodou na internet uma imagem da Socialtriz que resume muito bem isso. Eles usaram o café como exemplo e mostraram as diversas variações de como apresentar a mesma informação em cada tipo de rede social.

Siga essas dicas e entenda seu público para conseguir se comunicar bem nas suas redes sociais e obter melhores resultados.

Jorge Wanderley