Hora de montar o plano de ação

09.01.2017 Impulsione

No último post que escrevi aqui, comentei sobre como elaborar um bom planejamento estratégico, desde a construção da filosofia do seu negócio até o desenvolvimento da Análise SWOT. Se ainda não conferiu, dá uma lida aqui.

Hoje vamos falar sobre a próxima etapa para organizar as informações do planejamento estratégico: o plano de ação.

1. Objetivos x Metas

Após analisar o ambiente externo elencando as ameaças e oportunidades, e verificar seus pontos fortes e fracos, vamos criar os nossos objetivos baseados nessas informações.

Os objetivos são os anseios do empreendedor para o seu negócio. Já as metas são os valores que você deseja atingir com base em indicadores.

Gosto muito de seguir o seguinte pensamento:

  • Se uma força contribui para o aproveitamento de uma oportunidade, então eu preciso capitalizar elas;
  • Se uma força contribui para a redução de uma ameaça existente, preciso ficar monitorando;
  • Se uma fraqueza dificulta o aproveitamento de uma oportunidade, é necessário melhorar para poder usá-las a nosso favor;
  • Se uma fraqueza nos deixa mais vulneráveis às ameaças do mercado, então preciso eliminar o quanto antes.

 

Tendo feito esse cruzamento de dados, parto para a definição dos meus objetivos. Mas, é importante destacar que objetivo e meta são coisas bem diferentes. Os objetivos são os anseios do empreendedor para o seu negócio. Já as metas são os valores que você deseja atingir com base em indicadores.

Exemplo:

Suponhamos que o nosso negócio tem uma força que é a alta satisfação dos clientes pela qualidade do serviço prestado, e percebemos que no mercado existem poucas empresas com serviços de qualidade (ou seja, a competição é pequena para você). Assim, uma ideia de objetivo pode ser: “Aumentar a carteira de clientes”.

Agora, para seguir adiante precisamos estabelecer uma meta e seu indicador. Lembrando sempre que o indicador vai ser o elemento para mensurar o seu objetivo e a meta deve ter as características abaixo:

  • Específica
  • Mensurável
  • Atingível
  • Relevante
  • Temporal

Exemplo:

Com base no objetivo definido acima, podemos estabelecer o indicador como: “Número total de clientes” ou “Número de novos clientes”. E para a meta, podemos definir como: “100 clientes atendidos pela empresa” ou “40 novos clientes atendidos pela empresa”.

Uma pergunta que sempre me fazem é a quantidade ideal de objetivos e metas para a empresa, e minha resposta é sempre a mesma: depende do seu poder de realização. Se você tem uma equipe enxuta, claramente não poderá ter objetivos demais que exijam muito esforço para serem atingidos. Eu tenho uma equipe de 3 pessoas na parte administrativa e gosto de trabalhar com 20 objetivos para focarmos ao longo do ano, lembrando sempre que alguns podem ser mais rápidos de se atingir do que outros.

2. Plano de Ação

Agora que você já definiu todos os seus objetivos, metas e indicadores para sua empresa é necessário criar um plano para começar a colocar tudo em prática. O plano de ação nada mais é que a organização das atividades necessárias para conseguir terminar o ano com todos os objetivos atingidos.

A melhor forma de fazer isso é usando a ferramenta do 5W2H:

  • O quê fazer? (What)
  • Por que fazer? (Why)
  • Quem vai fazer? (Who)
  • Quando precisa ser feito? (When)
  • Onde vai ser feito? (Where)
  • Como deve ser feito? (How)
  • Quanto custa? (How much)

 

Siga esse roteiro para elencar cada ação necessária para completar seus objetivos e depois parta pra ação. A quantidade de ações necessárias para cada objetivo vai variar muito de acordo com a complexidade dele. Alguns podem ter apenas 2 ações e outros podem ter 20 ações. O importante não é a quantidade, mas conseguir organizar as atividades de forma que consiga ser feito tudo dentro de 1 ano (período médio do planejamento estratégico).

DICA: Uma forma de organizar o Plano de Ação é usar o Trello ou o Asana, aplicativos de gestão de tarefas para o navegador e para o smartphone.

E aí? Curtiu as dicas para organizar suas ações e conseguir fazer tudo o que precisa ser feito pra terminar o ano com aquela maravilhosa sensação de dever cumprido? Faça o seu planejamento e conta pra gente se está ajudando nos seus projetos. E se tiver alguma dica nova para o planejamento ou forma diferente de fazer, compartilha nos comentários. Espero que seu ano seja de muito sucesso! Até mais! o/

Jorge Wanderley