A importância da comunicação para os negócios

17.05.2017 Desenvolva

Todo negócio que se preze deve ter uma área dedicada à cuidar da comunicação. Seja uma equipe ou apenas uma única pessoa, é fundamental que a empresa esteja preparada para lidar com a imprensa da melhor forma. Afinal de contas, ninguém deseja que uma resposta seja má interpretada ou que no calor do momento de uma entrevista você acabe falando mais do que devia.

Pensando nisso, convidamos Elane Gomes e Jocélio Oliveira, ambos jornalistas, para darem algumas dicas valiosas ao seu negócio. Confira abaixo a entrevista que fizemos com eles.

Jorge Wanderley: Para o pessoal conhecer melhor vocês, o que vocês fazem e como decidiram entrar para a área de comunicação?

Elane Gomes: Eu integro a equipe da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança do Estado da Paraíba e cuidamos também da parte jornalística da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica da Paraíba, com agendamento de entrevistas e organização de material escrito, que é distribuído para todos os veículos de comunicação. Além disso, somos responsáveis pela divulgação de dados (estatísticas) relacionados à área de Segurança Pública. Estou cursando Doutorado em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco (PPGC/UFPE) e já atuei como produtora e editora de telejornais (TV Paraíba – Campina Grande), além de ter realizado alguns trabalhos no Jornalismo Impresso (Jornal da Paraíba).

Acho que eu sempre soube que eu trabalharia com comunicação e durante a adolescência tive a certeza que seria habilitada para os estudos do Jornalismo. Sempre fui muito apaixonada pelas mídias, pela produção de conteúdo para a TV e já no mercado de trabalho ganhei interessei por outras plataformas. Com o passar do tempo, essa paixão se transformou em amor e hoje poderia dizer que eu sou uma defensora do Jornalismo clássico, puro, honesto e correto. Procuro fundamentar isso na área acadêmica. A minha busca atual é de legitimar a área, contribuir para as próximas gerações.

Jocélio Oliveira: Atualmente eu trabalho como assessor de comunicação​ ​da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR-PB. Cuido da relação das instituições com a imprensa, da comunicação interna, assim como das ações de marketing, presença digital da marca e produção de conteúdo jornalístico próprio. Antes atuei como produtor e editor de telejornais de João Pessoa, também com passagens por portais de notícia e jornal impresso. Descobri a vocação para o jornalismo por acaso. Tinha um pé nisso, mas pretendia trabalhar com tecnologia, quando fiz um teste na escola, ainda no ensino médio, que mostrou que o meu perfil não combinava com computação. Resolvi me arriscar na comunicação e posso dizer que me identifiquei e que está dando certo.

A comunicação é uma área essencial no planejamento da empresa, pois ajuda a posicioná-la e projetá-la para o futuro. (Jocélio Oliveira)

JW: A maioria das pessoas presumem que comunicação deva ser algo exclusivo de um Relações Públicas, de um Jornalista e etc. Qual a importância da comunicação para outras áreas?

EG: Eu gosto da frase “comunicação é tudo”. Se você está em uma posição estratégica em uma Instituição Pública ou Privada e não sabe se comunicar (internamente e externamente) não vai conseguir realizar grandes feitos, além de não mostrar liderança, coerência e conhecimento. Ter a consciência disso faz com que o trabalho flua melhor. A comunicação é quem dá a liga! É essencial no planejamento empresarial e pessoal.

Porém, esse processo de saber se comunicar não é fácil. Demanda preparação e, sobretudo, busca pelo conhecimento. A variedade de profissionais que forma a comunicação hoje mostra como ela é multifacetada e complexa, mas cada vez mais útil e agregadora em qualquer instância.

JO: Ela é estratégica e auxilia na coesão de qualquer corporação. Dá unidade e coerência entre os valores institucionais e o que ela realmente representa para as pessoas com quem se relaciona, com os seu público. É um trabalho tão complexo que reúne uma série de profissionais, com diversas capacidades no seu entorno, passando pelo jornalismo, design, marketing​, relações públicas, tecnologia da informação, fotografia, audiovisual. A comunicação é uma área essencial no planejamento da empresa, pois ajuda a posicioná-la e projetá-la para o futuro.

A segurança dada pelo conhecimento e pela preparação faz com que o ato da entrevista seja natural. (Elane Gomes)

JW: É super comum vermos entrevistas e reportagens onde os entrevistados acabam metendo os pés pelas mãos na hora de dar uma resposta. Seja porque foram pegos de surpresa com a pergunta, pelo nervosismo de falar em frente à uma câmera ou até falta de preparação. Qual a dica básica que vocês podem dar com relação à isso?

EG: Tenha calma e conheça profundamente o assunto. A segurança dada pelo conhecimento e pela preparação faz com que o ato da entrevista seja natural. O que mais se quer é falar e ser ouvido. O assunto se faz importante ainda mais se você mostrar confiança e conhecimento. É muito bom ouvir quem se expressa bem.

JO: O mais importante é estar ciente e seguro de suas informações. Ter clareza da ideia que se quer passar e da posição da organização a qual representa. Tudo isso ajuda a definir a mensagem e se posicionar melhor em situações controversas.

JW: Por fim, o que as pessoas vão encontrar no workshop Media Training que vai acontecer no Tot Lab?

EG: A ideia é sermos práticos. Vamos mostrar a partir de exemplos da vida real que é possível ser um bom entrevistado e que qualquer pessoa está apta a isso. Se fazer entender é essencial e necessário nos dias de hoje. Vamos simular entrevistas, entender quais os papeis ocupados pelo entrevistado e entrevistador, e, claro, conhecer como funcionam os meios de comunicação e qual o tipo de notícia para cada veículo.

JO: Vamos oferecer dicas a partir de exemplos e situações reais. ​Treinar e simular situações de estresse durante entrevistas e principalmente compreender qual é o papel do entrevistado na comunicação midiática e como tirar proveito dessa importância.

Ficou interessado em participar da próxima turma de Media Training? Então faça sua inscrição abaixo com 30% de desconto usando o código promo30 e venha participar conosco nos dias 19 e 20/05 do workshop.

Clique aqui para maiores informações.

Salvar

Jorge Wanderley