Melhores mercados para empreender em 2018

26.12.2017 Idealize

Com a crise se normalizando no país, 2018 aparenta ser um ano interessante para dar o pontapé inicial em novos negócios.

A perspectiva dos setores da indústria e serviços para o ano que vem é de terem um crescimento de 2,8% e 1,8%, respectivamente, segundo o Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV).

De acordo com o Serasa Experian, nos primeiros 5 meses de 2017 tivemos cerca de 955 mil empresas abertas, um crescimento de mais de 12% comparado com o mesmo período do ano passado. Esse foi o maior crescimento dos últimos 8 anos no país, lembrando que cerca de 64% das empresas abertas são focadas em prestação de serviços.

Invista tempo em pesquisa e coleta de informações para empreender com mais tranquilidade e menos chances de dar errado.

Como disse no post Como empreender com pouco dinheiro, empresas de serviço acabam sendo bem mais econômicas porque você vai estar usando como principal matéria-prima o seu conhecimento. E por isso, esse ramo acaba, normalmente, sendo um dos mais procurados por novos empreendedores.

Para dar uma força em quem tem vontade de empreender em 2018, mas não sabe qual ramo tocar o negócio, listei 5 mercados que valem à pena analisar como opção de investimento para o próximo ano.

1) Pets

A quantidade de pessoas que estão aderindo a ter um mascote para companhia (inclusive eu sou uma dessas pessoas hahaha) e que gastam muito dinheiro para manter o bem-estar do seu pet é muito grande.

em 2016 o mercado faturou cerca de R$ 18,9 bilhões, tendo um crescimento de 4.9% (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – Abinpet).

Vale conferir as novidades para pets tanto na área de produtos como na área de serviços.

2) Alimentação Saudável

Seja por estética física e qualidade de vida, ou por questões de saúde, manter uma alimentação mais saudável está se tornando parte da rotina de muitas pessoas.

Enquanto no mundo inteiro o crescimento médio foi de 8% ao ano, no Brasil esse mercado cresceu a uma taxa média 12,3% ao ano nos últimos 5 anos. Isso fez com que, só em 2016, fosse faturado R$ 93,6 bilhões, e a previsão é que o crescimento continue nos próximos anos com um crescimento médio de 4,4% ao ano até 2021.

3) Soluções com Impressora 3D

A tecnologia vem dominando o mundo com cada vez novas soluções, e a impressora 3D veio conquistando o mundo com suas diversas aplicações. Em 2016 houve um crescimento mundial de 36% do setor e a perspectiva é que continue se tornando mais comum.

Já existem empresas usando essa tecnologia para desenvolver soluções na área média e hospitalar, mobiliário e decoração, maquetes arquitetônicas e protótipos dos mais diversos tipos. Além do que as impressoras 3D estão modernizando o ensino por meio da facilidade de transmissão do conteúdo visual aos alunos.

4) Cervejas Artesanais

Apesar de ser um mercado bem segmentado, já que boa parte do seu público concentra-se entre homens de 25 a 31 anos, a indústria de cervejarias artesanais crescem a mais de 10% ao ano.

O público desse setor preza muito pela qualidade, estilo e indicação dos amigos na hora da compra. Isso acaba elevando o nível de produção e entrega por parte das empresas.

Atualmente existem cerca de 650 cervejarias artesanais pelo país, número 25% maior que 2016. E, de acordo com a  ◦ Associação Brasileira das Cervejarias Artesanais (ABRACERVA), a previsão é que ao final de 2018 já se tenham 1.000 fábricas em funcionamento.

5) Cosméticos

Sendo o 4º maior mercado de cosméticos do mundo, com um crescimento de 4,8% em 2016 (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Abihpec), o Brasil vem sempre com boas oportunidades de negócios na indústria da beleza.

E vale uma análise especial par o segmento masculino dentro desse mercado, já que ele dobrou nos últimos 5 anos. A previsão é que esse segmento cresça ainda 7,1% ao ano até 2019, tornando o Brasil como maior mercado do mundo em cosméticos para o público masculino.

Escute aqui a coluna completa na CBN João Pessoa sobre os melhores mercados para empreender em 2018 e escolha o segmento que você tem mais interesse. Invista tempo em pesquisa e coleta de informações para empreender com mais tranquilidade e menos chances de dar errado.

Jorge Wanderley