Os 3 melhores motivos para participar de eventos

07.11.2016 Impulsione

Quem me conhece sabe que participo o tempo inteiro de eventos dos mais diversos tipos: empreendedorismo, coworking, tecnologia, inovação, entre outros. Faz parte da minha rotina de trabalho estar presente em eventos.

Logo no início do Tot eu tinha uma visão bem diferente sobre o que era participar de eventos. Na minha cabeça eu precisava estar presente em todos os tipos de eventos existentes, e basicamente minha vida se resumia a participar de eventos. Algumas vezes era como participante e outras como convidado para compartilhar algum tipo de conteúdo.

O aproveitamento era algo muito relativo, afinal estava em eventos com públicos bem diferentes e com necessidades diferentes. Aprendi com o tempo que é preciso filtrar os eventos e focar nos que tem algum tipo de relação com a proposta que você está desenvolvendo no seu negócio.

Saber quais eventos estão alinhados com seu objetivo é fundamental para obter o maior aproveitamento deles.

Toda empresa faz um Planejamento Estratégico, e, consequentemente, tem um objetivo a ser atingido ao final de 1 ano de trabalho. Logo, saber quais eventos estão alinhados com seu objetivo é fundamental para obter o maior aproveitamento deles.

Ao perceber isso, decidi incluir em todo o Planejamento Estratégico uma lista de eventos que não posso deixar de participar, já que trazem benefícios estratégicos à minha empresa. Deixei alguns de lado, porque percebi que não havia tantos benefícios para nossos objetivos, apesar de serem eventos bem conceituados e com imagens muito boas. Mas é como diz o ditado: “ter o crachá de um evento não significa que meus negócios vão crescer mais”. – Ok! O ditado não existe, mas deveria porque faz total sentido.

Com isso, deixo para vocês 3 motivos pelos quais participo de eventos hoje em dia:

1. Aumentar o networking

Talvez, o principal (e muitas vezes o único) motivo pelo qual as pessoas participem de eventos, o networking é sempre importante para o mundo dos negócios. Seja para encontrar novos parceiros, novos fornecedores ou até novos clientes, conhecer pessoas nunca é demais, desde que esteja dentro da sua área de atuação. Eventos como Startup Weekend (vai rolar uma edição aqui em João Pessoa nos dias 11 a 13 de Novembro – inscreva-se aqui e ganhe 30% de desconto com o código vemproswjpa16), Jantares de Negócios ou Feiras Temáticas são bons exemplos de locais para isso.

2. Buscar novidades

Esse é um dos motivos pelo qual eu, particularmente, mais gosto de participar de eventos. Nada melhor que sair de um evento e ter várias páginas do seu moleskine com ideias e rascunhos de possíveis novos projetos para o seu negócio. Eu gosto muito de participar do Encontro Coworking Brasil porque estou em contato com outros founders de coworking e podemos conhecer várias ações que são feitas Brasil afora e discutir sobre elas. Estar em eventos onde te agregue mais conteúdo e você possa buscar inspiração em outros negócios é perfeito para inovar na sua empresa. Procure eventos como Congressos ou Encontros de empresas do segmento

3. Gerar visibilidade pra marca

Por fim, um motivo pelo qual vale não só participar do evento, mas até apoiar ele, é aumentar a visibilidade da sua marca dentro de um segmento específico. Para isso, pensar com cuidado sobre quais eventos participar é ainda mais importante. Gosto sempre de apoiar eventos que possuam a mesma visão e filosofia que o Tot, e um super exemplo que sempre apoiamos foi o Creators Paraíba, grupo de criadores de conteúdo da Paraíba – desenvolvido pelo pessoal do Dois Cafés. Acompanhe eventos que possuam o seu público alvo envolvido e invista tempo (e até dinheiro se possível) neles.

Essas foram algumas dicas que me motivam a participar de eventos. Se tiver algum outro motivo bacana, comenta aqui pra nós. Até o próximo texto. =)

Jorge Wanderley