Porque não tenho medo que roubem minhas ideias

31.10.2016 Idealize

Constantemente recebo pessoas, pessoalmente ou pelas redes sociais, querendo ajuda para desenvolver suas ideias. E como amo compartilhar conhecimento e ajudar outras pessoas, sempre me disponibilizo a dar algum tipo de orientação, seja enviando algum PDF, link interessante ou dando um feedback construtivo.

Quando esses empreendedores me procuram, a primeira coisa que pergunto é: “Qual a sua ideia?”. E a resposta que mais recebo é: “Então… Não posso dizer ainda porque é algo super novo!”. Já vi até gente pedir pra assinar um “Termo de Confidencialidade” pra evitar vazar a ideia. Sério cara??? O maior erro de quem inicia no empreendedorismo é achar que a sua ideia é a melhor do mundo e que alguém pode roubá-la se falar por aí.

Caia na real sobre a sua ideia

Pode até ser que a sua ideia seja super inovadora, mas que você é a única pessoa, dentro de bilhões do mundo, que tenha pensado nisso é meio difícil.

Quando comecei a desenvolver o Tot contava pra todo mundo o que estava fazendo, e ouvi várias pessoas me orientando a não fazer isso. O que não faz o menor sentido! Meu objetivo era evoluir o conceito da minha ideia ouvindo a contribuição de outras pessoas.

Segue meu raciocínio: se tenho uma ideia e quero colocar no mercado, como posso obter ajuda de parceiros, mentores ou preparar meus clientes em potencial pra me receber, se ninguém sabe o que é? E outra: como uma pessoa vai conseguir copiar todo o meu negócio em 5min de conversa, se passei semanas, meses e até anos pensando nisso?

Se você tem um valor bem definido, que seja único e de difícil capacidade de cópia, você não precisa ter medo de contar sobre sua ideia.

Observando esses empreendedores, percebi que isso acaba acontecendo, em grande parte, pelo fato dele não saber o real valor que sua ideia está promovendo para o mercado. E é esse valor o que diferencia você dos outros negócios que atuam no mesmo segmento. Se você tem um valor bem definido, que seja único e de difícil capacidade de cópia, você não precisa ter medo de contar sobre sua ideia. A insegurança no valor da própria ideia é tão grande que faz a pessoa ficar presa dentro da sua própria bolha.

No último final de semana ministrei o workshop “Transformando Ideias em Negócios” e fiquei super feliz em ver todos os participantes compartilhando suas ideias e uns contribuindo com os outros. A colaboração é que faz uma simples ideia se transformar em uma ideia inovadora e com grande potencial de sucesso no mercado.

Agora, isso não significa que devemos sair contando todos os detalhes do nosso negócio pra todo mundo que a gente encontrar pela frente. É preciso saber o que falar, como falar e para quem falar sobre nossas ideias. Para isso que existe o famoso Pitch, muito utilizado por startups para apresentar seus negócios.

Por isso, da próximo vez que tiver uma ideia pense em quem pode ajudar você a crescer mais e não hesite em contar um pouco do seu negócio.Você pode obter feedbacks incríveis que nunca tinha imaginado.

Jorge Wanderley