Tudo continua sendo sobre lidar com pessoas do jeito certo

02.02.2017 Desenvolva, Dicas

A gestão de um negócio é uma tarefa árdua. Eles podem ensinar muito em vários cenários, especialmente quando se tem uma postura constante de aprendizado. Analisar as situações constantemente pode gerar um pensamento excessivamente crítico, mas também uma preparação adequada para os próximos passos. É preciso saber analisar.

Recentemente, tenho vivido o desafio de cuidar da gestão de marketing de um cliente que envolve inúmeras variáveis. Nenhuma delas, entretanto, é tão trabalhosa quanto a “variável” gente. É o desafio mais árduo, porque lidamos diretamente com o imprevisível, com aquilo que não tem regras.

Esta jornada começa antes de tudo isso. É um aprendizado pessoal. É meu aprendizado. Quem tem uma cabeça de planejamento, muitas vezes bate o olho em certas situações que envolvem pessoas e tenta tratar tudo de forma metódica. Fiz isso (e ainda faço) muitas vezes: olhar para a resolução de problemas com pessoas de forma cartesiana. Por isso coloquei aspas na palavra “variável” no parágrafo anterior.

Pessoas não são variáveis num processo de gestão. São pessoas. E, na verdade, elas estão fazendo tudo isso acontecer. É necessário aprender com elas diariamente para seu projeto acontecer de verdade. Da melhor forma. Muitas vezes, cuidar das pessoas vai te ajudar a resolver as variáveis de verdade. E a minha tendência, provavelmente também a sua, é achar que “cuidar das pessoas” numa gestão não é tarefa sua. É do RH. E esse é o pior jeito de ver as coisas. Basicamente, porque pensando assim, você está esquecendo de que também é gente e, algum dia, alguém não tratou você como uma variável do processo.

É importante ressaltar que isso não deve fazer de você o bonzinho que deixa todo mundo fazer o que quer. Nada disso deve diminuir a segurança que o líder precisa, que deve exercer com os funcionários, clientes, fornecedores. Porém, vale olhar pra tudo isso e entender: tudo continua sendo sobre lidar com pessoas do jeito certo. Qual tem sido o seu?

 

 

Ricardo Oliveira