Uma geração que está abandonando os trabalhos que odeia para empreender naquilo que ama

23.01.2017 Impulsione

Já falamos diversas vezes aqui no Vamos Empreender sobre o futuro do trabalho e das novas formas de empreendedorismo; abordamos desde temas sobre trabalho remoto, até assuntos como economia compartilhada e colaborativa, afinal, essas são bandeiras que nós do TOT Coworking levantamos e buscamos fomentar através dos serviços que oferecemos e dos conteúdos que produzimos e compartilhamos.

Desde o início da nossa caminhada, onde carregamos nas costas o título de primeiro coworking da Paraíba, buscamos propagar um ideal, o de ser livre, ser livre para trabalhar e empreender, pois é assim que vislumbramos o futuro do trabalho, atrelado a liberdade e autonomia de ser dono do próprio negócio.

Há um tempo atrás, em 2012, a Box1824, empresa referência em pesquisas de tendências em consumo, comportamento e inovação, apontou em alguns estudos, que foram ao ar no video All Work and All Play, que mais da metade da Geração Y planeja ser dono do próprio negócio.

De 2012 para hoje sabemos que muita coisa mudou, e os Millennials foram, e ainda são, responsáveis pela revolução no mundo empresarial e no conceito de trabalho. Saem os escritórios, os horários regrados e as roupas formais e entram a liberdade, a criatividade e o trabalho remoto; você pode estar no conforto da sua casa ou em uma praia do Caribe, desde que você esteja conectado à internet, nada impede que seu trabalho seja feito.

O assunto desta publicação surge a partir de um momento interessante, ontem, 19, recebemos no nosso espaço pessoas incríveis para falar um pouco sobre trabalhar com o que ama em um evento bastante especial que combinou o Vamos Empreender e o Debatendo Ideias, dois eventos já consagrados no nosso calendário, como parte da programação de aniversário de 4 anos do nosso espaço.

Estiveram conosco a Aline Beuttenmüller, falando sobre empreender com a Feirica, além da presença da ilustradora Andressa Soares, do comediante Swami Marques e da desenvolvedora Camila Cavalcanti, que através de um bate-papo bastante descontraído conversaram sobre trabalhar com o que ama.

A Aline, que é Designer, contou como foi iniciar a Feirica, uma feira independente de moda, arte, design e comidas, e falou um pouco dos desafios, dos processos de curadoria das marcas presentes no evento, da escolha do local e da montagem do próprio evento. Chegando a sua quarta edição, que será realizada no próximo domingo, 22, Aline comentou o que podemos esperar do evento e deixou um convite para marcarmos presença e apoiar a economia criativa em João Pessoa.

Para falar sobre trabalhar com o que ama, recebemos 3 convidados; a Andressa Soares, que é Ilustradora, contou um pouco da sua trajetória, desde a sua formação em uma área diferente da qual ela atua, da sua experiência trabalhando em uma agência como designer, até chegar na ilustração e trabalhar independente. Hoje ela é freelancer e suas ilustrações são um sucesso nas redes sociais, estampando diversos produtos, principalmente cases de celular.

O Swami Marques é uma revelação na comédia e está fazendo sucesso aqui no estado e nas redes sociais; o, agora, comediante contou um pouco da sua história desde seus problemas com os estudos, no ensino fundamental e médio, passando pela sua experiência em trabalhar desde cedo como jovem aprendiz, até chegar na sua graduação em Mídias Digitais, na criação do seu estúdio audiovisual e do sucesso com o humor na internet. Hoje ele mantém a sua produtora e produz conteúdo humorístico na página Nordestinos e também realizando shows de Stand-Up.

Já a Camila Cavalcanti, que é desenvolvedora, contou um pouco da sua jornada na graduação em Mídias Digitais, no seu trabalho como desenvolvedora web trabalhando em agências, até se libertar e ser uma profissional freelancer prestando serviços para empresas e sendo dona do próprio negócio. Camila agora está partindo rumo a Irlanda para estudar, com a oportunidade e flexibilidade de trabalhar no que ama, de forma remota.

Esse foi um pequeno resumo do que foi compartilhado pelos nossos convidados no evento, esses relatos nos mostram que trabalhar com o que você quer não é um sonho distante e que temos exemplos muito próximos a nós que podem comprovar e, principalmente, nos inspirar.

Você pode assistir o evento na íntegra através da live que realizamos no Facebook.

Ruan Elson